domingo, 19 de outubro de 2008

A Medalha


Conta-se que feiticeiras da Bavieira, acusadas de suas maldades contra o povo daquela região, confessaram ver seus feitiços inteiramente anulados pelo poder da Cruz; e que em todos os lugares onde estivesse a Cruz, seus malefícios nunca logravam efeito. E contaram que, especialmente no mosteiro de Metten, nunca conseguiram êxitos em suas maldades e concluíram que isso se devia ao fato da existência de alguma Cruz naquele lugar. Por causa disso, as autoridades locais foram consultar os monges da abadia de Metten sobre o assunto. Depois de muito procurar, constataram de fato que o mosteiro era repleto de cruzes gravadas nas paredes e com uma inscrição acima delas. Era preciso descobrir o porquê disso e por quem as cruzes foram gravadas. Suas investigações os levaram à biblioteca, onde havia um antigo livro escrito por ordem do abade, no ano de 1415. O livro transcrevia escritos sobre a Cruz, com inúmeros desenhos a bico de pena realizados por um monge anônimo.

A medalha de São Bento, difundida no mundo inteiro desde o século XVIII, foi aprovada pelo Papa Bento XIV em 1742. Até hoje a medalha que usamos traz numa face a figura de São Bento, tendo em mãos a Regra que escreveu e a Cruz, com a qual operou tantos milagres, numa face está escrito: CRUX SANCTI PATRIS BENEDICTI CRUZ DO SANTO PAI BENTO. Na outra face há uma Cruz. No traço vertical as letras: C.S.S.M.L. E no horizontal as letras: N.D.S.M.D. Que significam respectivamente: - CRUX SACRA SIT MIHI LUX = A Cruz Sagrada seja minha luz. - NON DRACO SIT MIHI DUX = Não seja o dragão meu guia. Em torno da Cruz, em toda a volta da medalha, estão as letras: V.R.S.N.S.M.V.S.M.Q.L.I.V.B. Iniciais da Oração: VADE RETRO SATANA, NUNQUAM SUADE MIHI VANA, SUNT MALA QUAE LIBAS, IPSE VENENA BIBAS. - Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs; é mau o que tu ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.

2 comentários:

  1. Acredito q há um pequeno equívoco :" Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs; é mau o que tu ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno. "
    Creio que não é "mau", mas "mal", a palavra correta.

    Muito obrigado pelos esclarecimentos

    ResponderExcluir
  2. Estava engandado: está correta a palavra, "é mau o que me ofereces" está correto.

    Peço desculpas.

    ResponderExcluir