quinta-feira, 2 de abril de 2009

Preces das Etapas do Caminho


O caminho começa com firme confiança
No meu bondoso mestre, fonte de todo bem.
Ó, abençoa-me com essa compreensão
Para segui-lo com grande devoção.

Esta vida humana, com todas as suas liberdades,
Extremamente rara, com tanta significação.
Ó, abençoa-me com essa compreensão
Dia e noite para captar a sua essência.

Meu corpo, qual bolha d’água,
Decai e morre tão rapidamente.
Após a morte vêm os resultados do carma,
Qual sombra de um corpo.

Com esse firme conhecimento e lembrança,
Abençoa-me, para ser extremamente cauteloso,
Evitando sempre ações nocivas
E reunindo abundante virtude.

Os prazeres do samsara são enganosos,
Não trazem contentamento, apenas tormentos
Abençoa-me para ter o esforço sincero
E obter o êxtase da liberdade perfeita.

Ó, abençoa-me para que desse pensamento puro
Resulte contínua-lembrança e imensa cautela,
A fim de manter como prática essencial
A raiz da doutrina, o pratimosha.

Assim como eu, minhas bondosas mães
Estão se afogando no oceano do samsara.
Para que logo eu possa salvá-las,
Abençoa-me para treinar a bodichita.

Mas não posso tornar-me um Buda
Apenas com isso, sem as três éticas.
Assim, abençoa-me com a força de praticar
A ordenação bodissatva.

Por pacificar minhas distrações
E analisar perfeitos sentidos,
Abençoa-me para logo atingir a união
Entre concentração e sabedoria.

Quando me tornar um puro recipiente
Pelos caminhos comuns, abençoa-me para ingressar
Na essência da prática da boa fortuna,
No supremo veículo, vajrayana.

As duas conquistas dependem, ambas,
De meus sagrados votos e compromissos.
Abençoa-me para entender isso claramente
E conservá-los à custa da minha vida.

Por sempre praticar em quatro sessões
A via explicada pelos santos mestres,
Ó, abençoa-me para obter ambos os estágios
Que são a essência dos tantras.

Que os que me guiam no bom caminho
E meus companheiros tenham longas vidas.
Abençoa-me para pacificar inteiramente
Todos os obstáculos internos e externos.

Que eu sempre encontre perfeitos mestres
E deleite-me no santo Darma,
Conquiste todos os solos e caminhos velozmente
E obtenha o estado de Vajradara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário