quinta-feira, 2 de abril de 2009

Oração pelas mentes ansiosas


Ó grande e compassivo Buda!
Por favor, por tua bondade amorosa, ouve meu clamor!
Por favor, por tua compaixão, vê minha
angustiante condição!

Minha mente assemelha-se a um emaranhadode fios, e a menos que ela se desembarace e desvencilhe, não conseguirei libertação!
Minha mente assemelha-se a um barco à deriva, e a menos que ela encontre um porto seguro, afogar-me-ei num mar de sofrimentos.

Ó Buda! Rogo a ti:
por favor, afasta-me destas preocupantes condições;
e guia-me pelo caminho da libertação.

Ó grande e compassivo Buda!
Quero revelar-te minhas transgressões;
quero arrepender-me de minhas faltas:
diante das circunstâncias, nada delineio;
na vida, ando sem rumo;
confusas são minhas ideias e troco os pés pelas mãos;
como pessoa, sou ignorante e apegada;
na ação, não me adéquo às circunstâncias,
e assim, divago sem saber como agir;
meu coração está tomado por ganância, raiva, desconfiança e inveja;
à minha mente faltam confiança e convicção no Caminho;
no dia-a-dia, vivo a me queixar com ansiedadee inquietude;
falta-me preparo para a autodisciplina;
sou incapaz de agir com determinação, e assim, titubeio sem saber o que fazer.

Sei que todos os erros são por mim acarretados; e que todo carma e preocupação são por mim
suscitados. Faltam-me, no entanto, determinação para emendar-me e motivação para arrepender-me; e assim, equivoco-me ao contemporizar, perdendo o bom senso e desperdiçando meuprecioso existir.

Ó Buda! rogo para que me assistas com teu grandioso poder.

De hoje em diante, abandonarei minha estreiteza de espírito;
de hoje em diante, eliminarei o vício da impaciência;
de hoje em diante, desenvolverei o espírito da cooperação;
de hoje em diante, levarei uma vida de otimismo.

Ó grande e compassivo Buda!
Tantas são as pessoas que neste mundo,
vivem tão ansiosas e confusas e, por conseguinte, perdem como eu, a noção de risco
lamentando-se pelos irremediáveis erros cometidos.

Ó Buda! rogo por tua perene e imensa bênção
para que possamos: subjugar Mara que reside na profundeza de nossas mentes; eliminar nossos vícios de acomodação e negligência; reforçar nossa tolerância e paciência ao professar os teus preceitos; apreender teu meio hábil de aquietar corpo emente; cultivar a concentração meditativa e prajña; aumentar nossa coragem para sermos diligentese não esmorecer. Desenvolver bondade amorosa, compaixão, alegria e equanimidade; eliminar os três venenos existentes em nós, por incontáveis eras.

Ó grande e compassivo Buda,
peço, por favor:
recebe esta minha sincera oração!
recebe esta minha sincera oração!

Venerável Mestre Hsing Yün

Nenhum comentário:

Postar um comentário